domingo, 31 de julho de 2016

Tecnologia e Educação


Se por um lado é impensável ignorar a importância da tecnologia na vida de jovens do mundo inteiro, por outro o uso dessa tecnologia na sala de aula ainda gera grandes debates entre educadores e acadêmicos.
Como transformar os investimentos (muitas vezes altos) em tecnologia em ideias que de fato melhorem o desempenho e aprendizado dos alunos?
O tema foi discutido em São Paulo, em um seminário recente da Fundação Santillana e da Unesco (braço da ONU para educação e cultura).
Não há consenso sobre o assunto, e muitos estudos ainda não encontraram correlações diretas entre uso da tecnologia e melhor aprendizado.
Mas observadores acreditam que se internet, tablets, computadores, aplicativos e outras plataformas forem usadas para estimular a imaginação dos alunos e amparar o trabalho do professor, com objetivos claros, podem ter impactos positivos não apenas nas notas, mas no desenvolvimento de habilidades e no engajamento dos estudantes.

O video abaixo a coordenadora de comunicação da Fundação Lemann entrevista o professor de Stanford Paulo Blikstein onde ele fala como utilizar a tecnologia na sala de aula, não apenas para obter informações já existentes, mas para criar e inovar.
  
 
 

Precisamos evoluir, pesar além, e entender o grande potencial das tecnologias para a educação e possibilitar que aja criação e inovação dessas tecnologias para que resultem em transformações sociais e culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário