Tecnologia e Educação
Se por um lado é impensável ignorar a
importância da tecnologia na vida de jovens do mundo inteiro, por outro
o uso dessa tecnologia na sala de aula ainda gera grandes debates entre
educadores e acadêmicos.
Como transformar os investimentos
(muitas vezes altos) em tecnologia em ideias que de fato melhorem o
desempenho e aprendizado dos alunos?
O tema foi discutido em São
Paulo, em um seminário recente da Fundação Santillana e da Unesco (braço
da ONU para educação e cultura).
Não há consenso sobre o assunto,
e muitos estudos ainda não encontraram correlações diretas entre uso da
tecnologia e melhor aprendizado.
Mas observadores acreditam que
se internet, tablets, computadores, aplicativos e outras plataformas
forem usadas para estimular a imaginação dos alunos e amparar o trabalho
do professor, com objetivos claros, podem ter impactos positivos não
apenas nas notas, mas no desenvolvimento de habilidades e no engajamento
dos estudantes.
O video abaixo a coordenadora de comunicação da Fundação Lemann entrevista o
professor de Stanford Paulo Blikstein onde ele fala como utilizar a
tecnologia na sala de aula, não apenas para obter informações já
existentes, mas para criar e inovar.
Precisamos evoluir, pesar além, e entender o grande potencial das tecnologias para a educação e possibilitar que aja criação e inovação dessas tecnologias para que resultem em transformações sociais e culturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário